Reflexões para alfabetizadores
Texto extraído do livro: Como Ler? Como Escrever? Rotas de trabalho para Ensino Fundamental (Geraldo Peçanha de Almeida) |
PARA TODO ALFABETIZADOR, HÁ UM CONJUNTO DE POSTURAS QUE PODEM LEVAR À MATERIALIZAÇÃO DO QUE É ENTENDIDO COMO ALUNO ALFABETIZANDO. EIS:
- Permita que seus alunos tentem, errem, corrijam, comparem entre uma e outra possibilidade de escrever um som ou uma palavra. Às vezes, eles acham que o H é o h de gato, pois, no meio da palavra agá, está o "ga"que também está na palavra "gato". Isto é bem comum. Eles vão percebendo aos poucos estas condições, mas você, professor, tem de deixar eles errarem para descobrir. Isto também acontecerá na palavra "família", que eles acham sempre que é "familha", ou na palavra "muito", que eles acharão que é "muinto".
- Alfabetização é um processo que começa aos três anos em média e segue por, pelo menos, cinco anos. Tenha calma. É demorado mesmo. Não há milagres, só há trabalho, e muito.
- Texto é sempre importante ter e levar para a sala de aula, mas alunos com dificuldades médias e severas precisam da letra ou da palavra separadamente, pois, no texto grande, eles se perdem, desanimam e não progridem.
- Textos só devem ser trabalhados em momentos em que as crianças já reconhecem minimamente o alfabeto. Mas, na oralidade, o professor ler para os alunos e os alunos podem contar histórias desde sempre.
- Alunos em alfabetização adoram textos ilustrados. Prefiro os que tenham muitos recursos, pois eles costumam associar grafemas, fonemas e textos pictóricos em um processo muito bacana de decifrar.
- O traçado das letras é sempre secundário na alfabetização. O importante é reconhecer na visualização e na leitura a compreensão. Escrever poderá vir depois.
- Criança que tem boa caligrafia, escreve tudo, tem letra linda, sete, oito ou noves anos, mas não lê nada e costuma dar muito trabalho para ser alfabetizada. É o caso mais grave de erro no processo que certamente optou pela escrita em detrimento do cognitivo.
- Atividades de coordenação motora fina, com modelagem, barbantes para manuseio, canudinhos de jornal, bolinhas e grãos em um pote para serem apanhados com os dedos em pinça, são excelentes para atividades de traçado.
- Se a criança tiver letra espelhada ou invertida, é bom fazer muita atividade de ampliação e redução de figuras geométricas e desenhos simples. Também ajuda muito fazer manipulação de objetos em formas geométricas. Para isso, devem - se vendar os olhos da criança, dar - lhe objetos para manipular, de preferência em bacias com água morna, e depois pedir - lhe que repita em desenhos as formas manipuladas nos objetos dentro da água morna.
- Não exija que as crianças façam letras iguais às da sua professora. Isto leva tempo. Se ela e você reconhece uma determinada letra, vá exigindo que a melhora venha aos poucos, mas a perfeição do traçado é desnecessária.
- Crianças em alfabetização erram muito nas ortografias. Isto é completamente normal. Não exija tampouco chame demais a atenção delas para tal, pois, ao invés de motivá - las, isto as bloqueia para novas tentativas.
Geraldo Peçanha de Almeida
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Comentário:
É importante fazer uma reflexão acerca dos itens elencados por Geraldo Peçanha e repensarmos nossas práticas pedagógicas, o autor fala ainda em seu livro (Como Ler? Como Escrever? Rotas de trabalho para Ensino Fundamental) que "A alfabetização precisa de oralidade, leitura e escrita", veja que a escrita vem depois da leitura no processo de alfabetização. Evidenciei com a cor vermelha esse dois itens onde fala sobre a escrita, pois vejo que em algumas escolas ainda é intensificado o trabalho de escrita em detrimento da leitura, onde muitas crianças são praticamente forçadas, num processo cansativo e desmotivador, a escrever letra cursiva ao invés da letra bastão, inclusive, infelizmente vejo esse erro na Educação Infantil, o que pode trazer prejuízos na consolidação da alfabetização.
É importante fazer uma reflexão acerca dos itens elencados por Geraldo Peçanha e repensarmos nossas práticas pedagógicas, o autor fala ainda em seu livro (Como Ler? Como Escrever? Rotas de trabalho para Ensino Fundamental) que "A alfabetização precisa de oralidade, leitura e escrita", veja que a escrita vem depois da leitura no processo de alfabetização. Evidenciei com a cor vermelha esse dois itens onde fala sobre a escrita, pois vejo que em algumas escolas ainda é intensificado o trabalho de escrita em detrimento da leitura, onde muitas crianças são praticamente forçadas, num processo cansativo e desmotivador, a escrever letra cursiva ao invés da letra bastão, inclusive, infelizmente vejo esse erro na Educação Infantil, o que pode trazer prejuízos na consolidação da alfabetização.
Gostei muito do post, levei para meu blog luciaaraujoassuntoseducacionais.blogspot.com
ResponderExcluirParabéns está ficando ótimo
Lúcia, grata por suas palavras, eu me inspirei em você para fazer esse blog!
ResponderExcluirObrigada
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