Seriação
🔹️ Seriar é realizar arranjos com um conjunto de objetos, de modo que eles mantenham com seus vizinhos uma relação de diferença. A comparação implica em se estabelecer sempre uma relação dos elementos tendo-se como base um atributo específico e o arranjo é sempre linear, para que se possam determinar os vizinhos.
Utilizará critérios como mesmo atributo, os vizinhos devem estar relacionados através de diferenças em um mesmo atributo, por exemplo, diferenciação de peso, tamanho, tonalidade, altura; origem, ter um ponto de partida como primeiro elemento; direção, ter um sentido crescente ou decrescente.
✔Percepção de diferenças:
A seriação começa quando surge a consciência das diferenças. A criança arruma os objetos totalmente ao acaso e não leva em conta a diferença, começa a perceber essas diferenças ao comparar os elementos, consegue arrumar dois a três elementos ordenadamente, mas não mantém o mesmo critério para toda série.
✔Seriação por ensaio-erro:
A criança mantém a linha de base e vai ajustando, sequenciando as diferenças, verificando sempre as extremidades, coloca todos os objetos do conjunto como omesmo critério de arrumação.
✔ Seriação interiorizada concreta:
Além de seriar, intercalar peças na serie, com apoio visual para comparar com a peça antecedente e subsequente.
✅ Texto adaptado disponível em http://pitagorasartedamatematica.blogspot.com/p/os-sete-processos-mentais-basicos-para.html?m=1
.
.
.
🌻 No Instagram siga @aeedicas
Comentários
Postar um comentário