Classificação

🔹️ Classificação  é  o ato de agrupar objetos de acordo com suas semelhanças, percebendo-se as diferenças existentes entre eles.⁣
Na classificação é importante que o critério seja consistente, numa mesma classificação todas as peças devem manter uma mesma relação entre si, exemplo: numa discoteca, nas prateleiras de discos clássicos pode-se introduzir um disco de Chopin que não alterará a composição do agrupamento, pois são discos equivalentes; mas não pode-se colocar nestas, discos de rock  pois estaria mudando o critério.⁣
As classes pressupõem uma coordenação entre partes e o todo evidenciando as subclasses que envolvem o conceito de alguns e todos, havendo assim uma relação hierárquica fundamentada pela reversibilidade, habilidade de realizar mentalmente ações propostas simultaneamente, como cortar o todo em duas partes e reunir partes num todo.⁣

Etapas do desenvolvimento da classificação na criança
Classificação Figural ( por volta dos 3, 4 anos)
Inicialmente as crianças agrupam por conveniência ou por associação. Por exemplo: a criança poderá colocar um triângulo por cima d um quadrado dizendo que essas formas lembram uma casa, ou num conjunto de pratos e garfos, agrupar cada garfo em cima de um prato.
Nesse processo também junta os objetos semelhantes como se fosse classificar, mas depois perde o critério e começa a brincar, como ao montar um triângulo com figuras geométricas coloca junto as da mesma cor, denominando como um campo de futebol, ou agrupa os da mesma cor, os que considera feios ou bonitos.

Classificação não figural ( aproximadamente  a partir de 5 anos)
À medida que as crianças se desenvolvem deixam de fazer coleções figurais para usar critérios mais coerentes.
Começa a perceber aspectos ligados às características dos objetos, suas semelhanças e diferenças.
- Arrumações em fila ou em trem - A criança se apoia nas características dos objetos como cor, forma, tamanho. Mas não mantém o mesmo critério, em geral, se fixa numa sequência de objetos que mantém relações por aproximações, por  exemplo, começa a alinhar cinco retângulos, dos quais o quinto é amarelo, seguido de dois triângulos da mesma cor, seguidos de quatro formas pequenas, sendo a primeira delas um triângulo. Essa alteração demonstra claramente as dificuldades de coordenação entre as relações de semelhança e as ligações da parte com o todo.
- Arrumações por montes – considera, mas características do objeto, mantendo um mesmo critério para todo agrupamento e outro para outro agrupamento. Por exemplo, botões de cores diferentes e com diferentes quantidades de furos.
- montes com critérios uniformes para todos os componentes: a criança separa por cor, forma ou tamanho.
- Divisão em subclasses: Como exemplo pode-se citar que existe a classe (flores) e subclasses (tipos de flores). Ao mostrar para a criança que existem oito flores, sendo seis rosas e dois cravos, responderá que há mais rosas, pois não percebe que as rosas são rosa e flores ao mesmo tempo.

Classificação lógica
A principal característica desta etapa é a capacidade de inclusão, mesmo dividido em partes ( cravos rosas), a criança consegue manter o todo(flores), permitindo assim a percepção de que o conjunto de rosas faz parte da classe de flores.
Nesse período o pensamento é mais flexível e lógico, consegue fazer relação de reciprocidade (se a laranja é maior que a uva, a uva é menor do que a laranja), e transitividade ( se a laranja é maior do que a maçã, e a maçã é maior do que a uva, então a  laranja é maior do que a uva).
A criança poderá então compreender que um objeto ao mesmo tempo é maior do que um pode ser menor do que outro, dependendo das relações estabelecidas.
✅ Texto disponível em http://pitagorasartedamatematica.blogspot.com/p/os-sete-processos-mentais-basicos-para.html?m=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog