Inclusão (conceito matemático)
🔹️ É o ato de fazer abranger um conjunto por outro.
Para ser capaz de quantificar objetos é necessário que a criança coloque-os em uma relação de inclusão, ou seja, que consiga incluir mentalmente “um” em “dois”, “dois” em “três”...
É preciso compreender que o número quatro, por exemplo, não é um nome que representa apenas o 4° objeto de uma coleção, mas que dentro do número quatro, temos o três, o dois e o um. Esta relação é fundamental para realizar operações, é fundamental compreender que dentro de uma determinada quantidade encontram-se outras.
Podemos usar como exemplos; frutas: laranjas e bananas; materiais de higiene pessoal: sabonete, escova de dente, pasta dental.
👉 Inclusão hierárquica: é a relação que permite à criança a quantificação dos objetos como um grupo, ou seja, ao lhe pedirmos que nos mostre 8 objetos, arranjados numa relação ordenada, ela nos apontará para o grupo todo e não apenas para o último.
Entre 7 e 8 anos de idade, o número de relações que a criança estabelece permite a mobilidade do pensamento de forma a torná-lo reversível.
✅ Texto disponível em http://pitagorasartedamatematica.blogspot.com/p/os-sete-processos-mentais-basicos-para.html?m=1
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