Comparação
🔢 Para chegar ao conceito de número, é importante que as crianças quantifiquem e comparem conjuntos.
Ao pedir à uma criança que coloque em rodem uma quantidade de bastões de tamanhos diferentes, pretendemos que ela faça um arranjo linear onde cada objeto da serie é maior do que o objeto colocado antes, ao mesmo tempo é menor do que o objeto que o segue.
As crianças, por volta de cinco anos, muitas vezes apresentam ausência de seriação, ou seja, ao pedir para que arrumem oito palitos de comprimentos diferentes numa ordem crescente ou decrescente, elas não terão um bom desempenho. Poderão formar pares isolados de objetos com base na comparação ou até completar uma serie de três elementos. Por volta de sete anos, as crianças podem quase sistematicamente arrumar vários objetos localizando de início o menor e o maior objeto.
Quando conta objetos a criança deverá considerá-los numa certa ordem de modo que tenha certeza de que contou cada um uma só vez. Algumas vezes, ordenarão mentalmente os objetos sem arrumá-los.
Ao propor situações de desafio, com objetivo de que a criança adquira a noção de ordem no seu mundo físico, pretendemos ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números. Ela perceberá que cada elemento da serie de contagem é um a mais que o precedente e um a menos que o antecedente.
✅ Texto disponível em http://pitagorasartedamatematica.blogspot.com/p/os-sete-processos-mentais-basicos-para.html?m=1
Comentários
Postar um comentário